domingo, 10 de novembro de 2013

O Brazeiro Salvador - Rei do Tempero

Tenho um amigo querido há mais de 30 anos, que sempre que nos encontrávamos, nos levava e apresentava a um lugar diferente para comer em São Paulo, que variava de um restaurante chiquérrimo ao pior pé sujo; o único ingrediente comum em todos eles era a comida, para ele, ser saborosa.
Em um destes dias, ele disse que ia nos levar àquilo que denominou "o melhor galeto do mundo"; ele sempre foi um pouco exagerado.
Pois bem, ao chegarmos ao local, na Vila Mariana, nos deparamos com um lugarzinho apertado, despretensioso, com azulejos de banheiro nas paredes, lotado, e bombando. Só servia galeto. E era muito bom mesmo.
Mas na época, nem prestamos muita atenção nisto, e todo mundo reclamou muito da apresentação do lugar, dizendo que não compensava ter ido, lugar brega, mal arrumado, etc... sendo a reclamação, no fundo, só para cutucar o amigo colecionador de restaurantes.
Anos se passaram, muitos anos, pelo menos uns 15 anos... e um belo dia, "perdido" em São Paulo no fim de semana, com mulher, filho e papagaio, pois tínhamos ido resolver um assunto qualquer por lá, ficamos com vontade de comer um galeto decente... então, subitamente, aquela lembrança de muitos anos atrás veio a minha mente... um lugar simples, a comida era de fato muito gostosa, quem sabe ele ainda existe... procura na internet, conversa com um e outro, achei o endereço e me mandei pra lá... eis que encontro de novo o Brazeiro Salvador. Estava repaginado, um pouco melhor, mas ainda com os azulejos na parede, e aquele arzinho de lugar caseiro, familiar; e bombando!
Ao chegar uma onipresente grelha, que mal dá espaço pra entrarmos no restaurante; é no equipamento enorme, que prepararam os franguinhos, regando-os constantemente com um molho de limão que deixa a carne do galeto, sequinha e crocante por fora e úmida por dentro.
O odor maravilhos invadiu as minhas narinas e senti que de fato, tinha acertado a pedida. Pedimos uma porção de Galeto e mais uns piriris, como polenta, e arroz (o acompanhamento do frango é apenas farofa e molho de cebola), que chegou em um tempo razoável. Os acompanhamentos estavam saborosos, e o galeto, de fato, era o melhor que já tinha comido.

Depois da experiência fiquei curioso a respeito do restaurante; ele foi criado há quase quarenta anos, e desde este tempo, mudou muito pouco: toalhinhas xadrez, os fatídicos azulejos, e o mesmo cardápio, criado por seu fundador, Salvador Mangini Filho, permanecem, mantidos pelos seus atuais sócios, filhos do Salvador.

Há também outras sugestões, como espeto misto e picanha fatiada, mas nada é como o Galeto da casa. Meia porção aliás, só da ave mesmo...
Nós gastamos 53 reais, com galeto, guarnição de arroz e batat frita e refri, em duas pessoas. Comemos bem, e recomendo... continua sendo o "melhor galeto do mundo".


O Brazeiro Salvador
Rua Luis Gois, 843/847
Vila Mariana
tel: 2275-7139
Aceita cartões, e tem estacionamento (pago à parte) ao lado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Este formulário só permite a publicação ou não do seu comentário.
Caso queira obter uma resposta direta ou comentário privado à alguma dúvida, aconselhamos que nos mande um email para comersjcampos@gmail
Abraços
Blog Comer São José dos Campos