quinta-feira, 29 de março de 2012

Trufas

Li uma reportagem gigantesca da Scientific American sobre trufas, aprendi que para nós leigos é como se fossem cogumelos subterrâneos. Para quem quer entender melhor como elas são.... acesso aqui
Fiquei até com vontade de experimentar!
abraços

terça-feira, 27 de março de 2012

Comida árabe, Arroz Libanes

Minha esposa é 1/2 libanesa, povo com o qual nunca tinha tido muito contato até que começamos a namorar, e por quem aprendi a me apaixonar (ela e seu povo).
São briguentos como os italianos, dos quais descendo, mas além disto, exuberantes no receber, amorosos, bons de negócios, intensos em tudo o que fazem, e como não poderia deixar de ser os libaneses tem uma culinária riquíssima, e simplesmente maravilhosa de se conhecer. Kafta, Fatuch, Babaganuche, Sfihas, Abobrinhas Recheadas, cozidos, assados, doces; conhecer e privar da intimidade de um libanês é antes de tudo ter que enfrentar o doce martírio de comer maravilhosamente.
Um dos pratos que mais amo e comi pela primeira vez há uns 10 anos é o que se chama de arroz libanês, uma arroz feito com carne moída, frango, manteiga, Pinole (para os libaneses Snoubar), e temperos cuja receita indico abaixo no site de Rita Lobo, O Panelinha, por uma questão conjugal: Minha mulher (e sua mãe e tias) proibiu sob pena de tortura que eu publicasse as receitas da família dela, o que eu sabiamente acatei; afinal receita de família é coisa séria. A receita é semelhante, e a Rita Lobo, muito competente, pode fazer tranquilo.
A receita de Arroz Libanês só dá um pouco de trabalho no preparo, mas é relativamente fácil da fazer, e pode ser servido como prato único, que não precisa de acompanhamentos.
Assim como o arroz libanês da família de minha esposa, este também é perfumado por da terrinha como pimenta síria, e tem  um sabor levemente defumado; coma uma vez e apaixone-se para sempre.  Sartain!

Arroz Libanês da Rita Lobo

terça-feira, 20 de março de 2012

Técnicas de Manuseio de Ovos

Para quem gosta de omeletes e ovos mexidos, e quer saber mais sobre como manuseá-los



1. Para a fritada ficar mais macia, junte aos ingredientes uma colher de sopa de leite para cada ovo.


2. Ao fazer omeletes, suflês e fritadas, adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão mais.


3. Para as omeletes não grudarem, esfregue sal no fundo da frigideira.


4. Para evitar que os ovos fritos grudem, aqueça bem a frigideira antes de colocar manteiga ou óleo. Se a frigideira for nova, ferva nela um pouco de vinagre antes de usar.


5. Adicione algumas gotas de limão e uma pitada de sal ou de açúcar às claras batidas em neve para que fiquem mais firmes.


6. Para que as claras batidas em neve fiquem firmes, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio nas claras antes de bater.


7. Para tirar o cheiro de ovo de um prato, esfregue um pouco de café.


8. Quebre os ovos numa caneca ou em outro recipiente à parte. Assim, se eles não estiverem bons, não estragarão os outros ingredientes.

terça-feira, 13 de março de 2012

Creme de Aspargos

Sempre que visito minha tia Lohir em São Paulo ela tem uma comida especial para servir. Tudo feito de forma prática, leve e saborosa. Não é aquela comida de mãe, pesada, em quantidades industriais, e sim o tipo de prato que se espera comer em um bistrô, feito com elegância e leveza. Esta receita de sopa de aspargos, é deste tipo. 
Eu amo aspargos, frescos ou em conserva (brancos, pois são cultivados no escuro), pois além de saborosos e de textura bem diferente, fazem muito bem à saúde; são pouco calóricos, e contém vitaminas do complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (pró-vitamina A) além dos minerais Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é uma excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade cancerígena. 
Esta sopa ou creme de aspagros, é uma mistura da receita de minha tia, feita com yogurte, que considero mais leve, com a receita do site Panelinha da Rita Lobo, que usa creme de leite fresco, que é um pouco mais difícil de achar e acertar o ponto.
Recomendo que tentem as duas e me contem qual preferiram. Bom apetit! 

Creme de Aspargos
Ingredientes 1 pessoa
6 aspargos frescos

1/4 de cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de manteiga
1 copo de yogurte ou 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 xícaras (chá) de água
QB Azeite de Oliva 
QB sal
QB Pimenta-do-reino


Modo de Preparo


  • Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias.
  • Numa tábua, descasque e pique o alho e a cebola. (Não deixe que os cubinhos de alho se misturem com os de cebola, pois eles serão refogados separadamente, para que o alho não queime e amargue).
  • Leve uma panela pequena ao fogo para aquecer. 
  • Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto.
  • Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando.
  • Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos em fogo médio.
  • Junte o yogurte (ou creme de leite fresco) à sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. 
  • Verifique o sabor; se precisar, corrija com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Macarrão sem Macarrão... Genial

Estou indo trabalhar no sábado (argh), à 80m km de minha casa, e começo a ouvir um quadro do programa "Caminhos Alternativos da CBN chamado "Lugar de médico é na cozinha", interessante, sobre alimentação mais saudável, sempre dando uma receita nova, original e, obviamente saudável, com nomes interessantes como "Caldeirada de frutos do mato" ou "Chocolate de abacate". Fiquei curioso com a chamada da receita daquele dia que era "Macarrão sem Macarrão". 
Eu amo a Macarronada que minha mãe fazia, ao dente, muito antes termos pasta de granno duro disponível no Brasil, ou Spaghetti à Carbonara ou da Lasagnha de Abobrinha que minha esposa faz; lembro do Spaghetti Alho e Oleo que faziamos em casa, e complementávamos com uns pedaços de sardinha quando a grana estava curta, ou mesmo da Lasagna maravilhosa de minha mãe... Foi natural que tenha sido atraído pelo título na hora; e resolvi reproduzir a receita, ainda mais com o meu atual excesso de peso; segundo o médico que faz o programa, a receita inventada pelo Chef Marco Giancola, do Quintal dos Orgânicos (veja crítica do Gastrolândia sobre o lugar aqui), a receita não tem nada de amido, e é super saudável. sinto que com algumas dúzias de prato destes emagrecerei rapidamente, voltando a ter meu corpo de toureiro espanhol, há tanto perdido no sedentarismo :)

Macarrão sem Macarrão (Spaghetti de Abobrinha) com "Pesto de Rúcula"

Ingredientes:
2 abobrinhas
1 mão cheia de Rúcula
Suco de um Limão
QB Azeite
QB Sal
QB Castanha do Pará (subsitui o queijo parmesão!) . Deve estar imersa em água por aproximadamente 4 horas para hidratar; isto é importante!
Alho (Cebolinha ou Alho poró podem ser usados em substituição)
tomate

Modo de Preparo:
Massa
Para fazer a "massa" é necessário ter um FATIADOR DE VEGETAIS E LEGUMES EM ESPIRAL, um tipo de fatiador (pode ser manual) que obtem fatias muito finas e compridas de legumes e vegetais. Caso vc não tenha este ou não queira comprá-lo nas lojas de acessórios de cozinha, opte por um RALADOR, mas neste caso vc deve puxar o ralados sem mover o legume, obtendo fatias longas da Abobrinha. 
Passe as duas abobrinhas neste fatiador, transformando-as em fatias finas como spaghetti, e pronto!

Molho
Coloque no liquidificador, a rúcula, o suco de limão, azeite, a castanha do pará (desprezando a água em que estava imersa), o alho e sal.  
Bata até a mistura ficar bem homogênea.

Coloque o molho sobre o spaghetti de abobrinha e bom apetite!
Imagine neste calor o quanto este prato deve ser refrescante!

Abraços