terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Site Panelinha - Rita Lobo

Voltando pra casa outro dia, ouvi uma entrevista super bacana pelo rádio feita com a Rita Lobo.
Ela ficou famosa no passado como modelo, virou chef, crítica gastronômica, publicou livros na área e tem um site chamado Panelinha com receitas maravilhosas, que fogem do lugar comum, como de arroz libanês, elegantes como ela, uma simpatia.
Ela se concentra bastante na técnica culinária e também tem vários videos no Youtube como o que ensina a fazer a Omelete perfeita :)
Recomendo: Site Panelinha da Rita Lobo

abraços,

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dicas para Alface

Alface


  • Para conservar a alface sempre fresquinha, lave bem as folhas e enxugue. Depois, coloque numa vasilha hermeticamente fechada e guarde na geladeira.
  • Para enxugar a alface com facilidade, coloque as folhas lavadas num pano poroso (como fralda de bebê), junte as pontas, fazendo uma trouxinha, depois sacuda delicadamente,até sair toda a água.
  • Você pode aproveitar as folhas de alface que não estão com boa aparência para fazer sopas ou recheios, misturando com outras
  • verduras.
  • Procure colocar o sal na alface apenas no momento da refeição, pois o sal faz com que as folhas murchem rapidamente.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Comentários

Pessoal,
Aviso rápido...
Agora quem quiser fazer comentários não precisa mais ser registrado no openID ou no Blogger....
Abraços

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Mortadela.... no suplemento Paladar do Estadão!

Venho de uma família gulosa, onde se fala e faz muita comida gostosa.
O problema é que às vezes, dependendo da fase na qual estamos na vida, mais se fala do que faz... Atualmente eu, minha mulher, meus irmãos e cunhados estamos, curiosamente, todos nesta fase, e em uma dastas conversas, minha irmã me sugeriu outro dia que acessasse a seção Paladar do Estadão on-line, comentando que tinha reportagens maravilhosas sobre curiosidades do mundo da gastronomia.
Só que eu, na correria fiz uma nota mental, mas acabei não prestando muita atenção; grande erro, mas que felizmente acabou sendo corrigido pela minha dileta irmã, que me mandou um artigo sobre mortadela a publicado no site.
Gente, as reportagens são ricas e detalhadas e o site é ótimo, principalmente para aqueles que as vezes gostam mais de ler sobre gastronomia do que comer...
Experimente comer uma mortadela através da lietura... entre aqui e bom apetite

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Salada Niçoise

Fato: Comer salada é saudável, mas também um saco. Todo dia, mastigando feito um boi, um monte de folhas não tem graça, se não for feito com graça, como diria o Vinícius...
Em nossos inúmeros (e até o momento, infrutíferos) esforços para perder os kilos a mais ganhos após o casamento, e que insistem em sempre me encontrar de volta, mesmo quando deixados sem dó nem piedade em regimes e academias, passamos por uma receita feita pelo Sidney e Sonia, Salada Niçoise, que amamos e reproduzimos em casa. Vale uma refeição, alegra o espírito, e ainda podemos chamar de saudável e até comida de regime:)
Fazendo uma busca na internet descobri que há saladas niçoise feitas de várias maneiras: com ou sem pimentão, azeitonas, anchovas, algumas temerárias, com ingredientes que fariam um francês se indignar; mesmo assim todas têem em comum o trio folhas verdes, atum e batata, e uma boa dose de criatividade. 
Segue aqui a receita de uma salada Niçoise que comi (porque teoricamente é típica daquela cidade costeira; quando for lá confirmo e conto pra vocês).
Salada Niçoise

INGREDIENTES:

Para a salada:
- 1/2 Pé de alface
- 2 tomates
- 2 ovos
- 2 Batatas
- Azeitonas Pretas sem caroço
- 1 mão cheia de Vagem
- 4 filés de anchovas
- 1 lata de atum em conserva
- Folhas frescas de manjericão
- QB Sal

Para o Vinagrette:
- 1 colher (sopa) de mostarda Dijon
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 6 colheres (chá) de azeite de oliva
- 1/4 colher (chá) de sal
- QB Pimenta do reino

MODO DE PREPARO:


  • Coloque água em uma panela e leve ao fogo, com os ovos; quando levantar fervura abaixe para fogo baixo e deixe cozinhar por 7 minutos. Retire os ovos da panela e deixe esfriar. Reserve.
  • Enquanto isso, em outra panela cozinhe as batatas e as vagens francesas até ficarem al dente. Retire os vegetais da água fervente e imediatamente, transfira as vagens para uma tigela com água gelada (com cubos de gelo), para manter a cor das mesmas bem viva.
  • Lave e seque as folhas de alface, acomode-as no(s) prato(s) que for servir a salada.
  • Corte os tomates em 4 ou 8
  • Corte os ovos no sentido longitudinal, em 4
  • Distribua todos os ingredientes da salada
  • Misture bem todos os ingredientes do molho e sirva com a salada.
Sirva Imediatamente, e bom apetite