terça-feira, 27 de março de 2012

Comida árabe, Arroz Libanes

Minha esposa é 1/2 libanesa, povo com o qual nunca tinha tido muito contato até que começamos a namorar, e por quem aprendi a me apaixonar (ela e seu povo).
São briguentos como os italianos, dos quais descendo, mas além disto, exuberantes no receber, amorosos, bons de negócios, intensos em tudo o que fazem, e como não poderia deixar de ser os libaneses tem uma culinária riquíssima, e simplesmente maravilhosa de se conhecer. Kafta, Fatuch, Babaganuche, Sfihas, Abobrinhas Recheadas, cozidos, assados, doces; conhecer e privar da intimidade de um libanês é antes de tudo ter que enfrentar o doce martírio de comer maravilhosamente.
Um dos pratos que mais amo e comi pela primeira vez há uns 10 anos é o que se chama de arroz libanês, uma arroz feito com carne moída, frango, manteiga, Pinole (para os libaneses Snoubar), e temperos cuja receita indico abaixo no site de Rita Lobo, O Panelinha, por uma questão conjugal: Minha mulher (e sua mãe e tias) proibiu sob pena de tortura que eu publicasse as receitas da família dela, o que eu sabiamente acatei; afinal receita de família é coisa séria. A receita é semelhante, e a Rita Lobo, muito competente, pode fazer tranquilo.
A receita de Arroz Libanês só dá um pouco de trabalho no preparo, mas é relativamente fácil da fazer, e pode ser servido como prato único, que não precisa de acompanhamentos.
Assim como o arroz libanês da família de minha esposa, este também é perfumado por da terrinha como pimenta síria, e tem  um sabor levemente defumado; coma uma vez e apaixone-se para sempre.  Sartain!

Arroz Libanês da Rita Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Este formulário só permite a publicação ou não do seu comentário.
Caso queira obter uma resposta direta ou comentário privado à alguma dúvida, aconselhamos que nos mande um email para comersjcampos@gmail
Abraços
Blog Comer São José dos Campos