sexta-feira, 18 de março de 2011

Falsa Moqueca Capixaba de Porquinho (peixe)

Caros,
Quem acompanha este blog sabe que só publico receitas que faço ou que experimentei, e mesmo assim de uma forma mais detalhada, mais fácil de reproduzir; ainda assim a receita em questão tem que ser digna de nota (outro dia fiz uma torta de ricota com mel que ficou abaixo da crítica...portanto nem publiquei a receita!). O grande problema com isto é que este processo toma tempo, para pesquisar similaridades, quantidades, comparar com outras receitas, tentar melhorias. Infelizmente, não tenho conseguido este tempo para cozinhar e produzir as receitas na velocidade que gostaria; trabalho demais, chego tarde, filhinho pequeno em casa, esposa cansada, enfim, uma daquelas fases de correria pela qual todos nós passamos uma hora ou outra, e sacrifica algumas atividades gratificantes como a culinária. 
Por outro lado na vida sempre temos um lado bom em tudo; mesmo nesta fase atribulada, nossos amigos vez por outra nos dão uma folguinha e conseguimos um asilo culinário; desta vez foi a Arlete e o Fábio, este fim de semana, e com um almoço maravilhoso e simples, do jeito que as coisas devem ser!
Chamei o prato de Falsa Moqueca Capixaba. Os capixabas dizem que moqueca mesmo é capixaba, o resto é peixada, por um motivo simples; a simplicidade do prato. Segundo reza a tradição, moqueca capixaba é composta do peixe (e/ou frutos do mar), cebola, tomate, coentro e tempo na panela de barro. Nada de leite e côco, azeite de dênde, e outras "cositas mas"...  pois a receita que nossa amiga Arlete fez é muito parecida, com exceção da panela de barro, e o tipo de peixe, nada convencional. Explico: Na moqueca normalmente vemos peixes mais nobres, mas o Porquinho, que é um peixe barato, é muitas vezes injustamente desprezado na cozinha. Deste jeito, como comprovei, fica delicioso, e saudável!.  

Falsa Moqueca Capixaba de Porquinho (peixe)

Ingredientes
  • 8 porquinhos, limpos, sem cabeça
  • 8 tomates grandes, cortados em fatias
  • 4 cebolas grandes, cortada em fatias
  • 2 dentes de alho
  • 2 limões (suco)
  • QB de Coentro
  • QB de Sal
  • QB de Pimenta do reino
  • Fio de Azeite de Oliva
Modo de Preparo

Tempere o peixe com sal, pimenta-do-reino e o suco de limão.
Esquente o azeite, refogue as cebolas e junte em seguida os tomates na panela e deixe soltar água.
Junte o peixe temperado junto com o suco de limão.
Acrescente o coentro.
Deixe cozinhar, em fogo brando 15 minutos, até que a carne esteja bem branca (cozida).   .
Sirva com arroz integral ou 7 grãos e abobrinha recheada com requeijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Este formulário só permite a publicação ou não do seu comentário.
Caso queira obter uma resposta direta ou comentário privado à alguma dúvida, aconselhamos que nos mande um email para comersjcampos@gmail
Abraços
Blog Comer São José dos Campos